Recursos tecnológicos e seus benefícios
A Revolução Tecnocientífica e Informacional, a partir da década de 1970, permitiu a circulação de idéias, cultura, conhecimento e informação em escala planetária e a um ritmo bastante acelerado. Essas inovações tecnológicas mudaram radicalmente o modo de vida no mundo, trazendo ao longo de sua evolução muitos benefícios, mas, também, alguns perigos.
Hoje, há uma interconexão entre os lugares e, entre pessoas de diversas culturas em tempo simultâneo, o que permite que as pessoas possam trocar informações, analisar fatos ocorridos no mundo inteiro, opinar sobre diversas informações e fenômenos, ampliando cada vez mais seus conhecimentos. Através desses meios tecnológicos temos a oportunidade de conhecer o mundo e seus habitantes; conhecer, analisar e compreender diversos fenômenos, sejam eles físicos, econômicos, culturais, políticos ou sociais; resolver diversos problemas sem se quer sair de casa; todavia, apesar do acesso a esses bens ser crescente em todos os países, ainda há uma grande parcela da população, principalmente nos países pobres, que não tem acesso a meios tecnológicos ou que vivem em um intenso analfabetismo digital. Na verdade há uma grande desigualdade quanto ao acesso às novas tecnologias e, isto, sem dúvidas é um grande problema a ser resolvido.
É notório os benefícios advindos da Revolução Informacional e Tecnológica, a partir da terceira Revolução Industrial. A informática, por exemplo, é muito utilizada por empresas e instituições financeiras no mundo inteiro, para analisar e investigar as condições de áreas distantes, onde almejam implantar seus negócios, pois é através desse meio de informação que se pode recolher dados importantes sobre diversos aspectos da terra, desta forma, essas firmas podem traçar planos, estratégias que possam beneficiá-las. Da mesma forma que empresas utilizam a informática e outros recursos tecnológicos para resolver problemas e buscar benefícios, outros profissionais também podem explorar positivamente o amplo espaço tecnológico que a cada dia evolui, buscando meios para facilitar a vida em sociedade, é exatamente isto que configura a educação digital.
O acesso a meios tecnológicos pode ser um recurso didático a ser utilizado por professores em sala de aula, auxiliando na produção do conhecimento de uma forma geral. Entretanto o manuseio de alguns aparatos tecnológicos, como o computador, ainda é visto como um “ bicho de sete cabeças” por muitos professores.
Na verdade para que a informática, assim como outros meios tecnológicos, possam realmente modificar e auxiliar no desempenho da vida profissional é necessário que tenhamos pleno conhecimento desses recursos, uma vez que, sem habilidade e sem conhecimento eles se tornam inúteis para qualquer profissão.
domingo, 30 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário